sábado, 3 de janeiro de 2009

Agentes mutagénicos


As mutações podem ser induzidas por diversos agentes, aos quais denominamos de agentes mutagénicos. Quando as células estão expostas a estes agentes pode ocorrer uma mutação. Os agentes mutagénicos podem ser:

Físicos: radiação ionizante (como raio X), capazes de destruir as ligações químicas entre os nucleótidos ( mutação rara pois a destruição da cadeia de DNA geralmente provoca a morte celular).

Químicos: inúmeras substâncias ditas cancerígenas, que actuam danificando ligações químicas.

Biológicos: acção de vírus e bactérias que injectam parte do seu DNA na célula hospedeira (célula onde se acomodam), ficando o seu DNA integrado no DNA da célula hospedeira.

Curiosidade:

Apesar do efeito nocivo às células humanas vários agentes mutagénicos são aproveitados pela ciência.

o Vírus e bactérias são usados para obtenção de seres transgénicos, ( os genes são sintetizados em laboratório e são injectados no organismo a ser modificado)

o Algumas substâncias mutagénicas são usadas na quimioterapia em quantidades mínimas, actuando sobre tumores sem causar grandes danos no organismo

o Radiações ionizantes, como o raio alfa, também são usados no combate a tumores (radioterapia)

o Raio X é largamente utilizado na medicina

o A cafeína, por exemplo, é um derivado da purina; várias purinas foram indicadas como substâncias que causam quebras nos cromossomas de plantas e bactérias. Quando células humanas, em cultura de tecido, foram expostas a solução de cafeína, foram encontradas algumas quebras cromossómicas. Foi relatado que havia evidências de que a cafeína tem um efeito mutagénicos fraco.

1 comentário:

  1. Não têm mais informações sobre os efeitos da cafeina?
    Beijos

    ResponderEliminar