sábado, 3 de janeiro de 2009

Mutações Maléficas

Mudanças no DNA, causadas por mutações podem levar a erros na sequência das proteínas, criando proteínas parcial ou completamente não funcionais.

Quando uma mutação altera uma proteína que tem um papel importante no corpo, pode resultar numa doença. Uma enfermidade causada por mutações em um ou mais genes é chamado de doença genética. Contudo, apenas uma pequena percentagem de mutações causa doenças genéticas; a maioria não tem impacto na saúde.


Mutações Benéficas


Estas mutações levam a novas versões de proteínas que ajudam o organismo e futuras gerações a se adaptarem melhor a mudanças no seu ambiente.


Ex: A mutação CCR5* que é mais comum em pessoas de ascendência Europeia confere resistência á peste bubónica* (que flagelou a Europa em meados do século XVI). Assim só as pessoas que tinham essa mutação foram capazes de sobreviver à infecção. Consequentemente aumentou a sua frequência na população.

Ex: Existem mutações genética que protegem contra a hipertensão alguns cientistas concluíram que a ocorrência de uma mutações em pelo menos um dos genes ( dos três genes estudados pelos cientistas), causa diminuição da pressão arterial. Assim existem indivíduos que estão protegidos da pressão arterial.

Tal é dito por alguns cientistas/geneticistas porém recusado por outros.

Nota


*Peste bubónica é também designada por peste negra, sendo causada por uma bactéria que é transmitida aos seres humanos através das pulgas de ratos pretos ou outros roedores.
*Mutação CCR5 mutação complexa que funciona através do CCR5 que é um receptor de quimiocinas

Sem comentários:

Enviar um comentário